Formação é a diferença entre “Saber Sobre” e o “Saber Como”.
Saber Sobre, toda a gente sabe. Saber sobre qualquer tema, está ao alcance de todos, acesso rápido e sem esforço, à distância de um ecrãn.
Formação digna do nome, implica trabalho. Trabalho prévio de saber sobre, trabalho contínuo de preparação e validação, para saber como, como vender, como funciona, como mostrar, étc. e posterior acção para pôr em prática e adaptar a cada realidade, se for o caso.
Formação é a tua autoridade perante o teu cliente, é a diferença entre “os que repetem” e “os que explicam”.
Quando falo em Formação de profissionais, falo obrigatoriamente em Valor, falo em soluções para os desafios e problemas atuais.
“Se achas a instrução cara, experimenta a ignorância!”
Esta frase aplicada à formação, continua infelizmente actual.
Se por um lado os empresários tendem a achar a formação (de qualidade) cara em euros, os colaboradores por seu turno, tendem a achar a formação cara em tempo.
Dependendo do tipo de Formação, existem obvias diferenças e também por isso deve haver um antecipado esclarecer de expectativas, contudo e apesar disso uma Formação tem sempre dois momentos:
A Formação (onde acontece a exposição e o esclarecimento) e a Ação (de agir, validar e adaptar).
O que quero dizer com isto, que toda e qualquer acção de formação, está numa primeira fase no controlo do formador, mas os verdadeiros resultados estão no controlo dos formandos. Não pôr em prática o que se aprendeu, é na verdade não ter aprendido nada e com isso retirar toda e qualquer valor à formação e aí sim, um desperdício de dinheiro e tempo.
Voltaremos noutro dia ao tema Formação, por hoje, ficamos por aqui com uma sugestão de reflexão…
Quantas vezes ouvistes coisas em cenário de formação (formal ou informal) que te “entraram a 100 e saíram a 500”?
Porquê que isso aconteceu, lembras-te?
Partilha nas redes sociais
Facebook
Instagram
Até lá, Muitas e Boas Vendas!
Mariana