– “Os Vendedores têm férias?”
– “Alguns têm!!”
A Importância Crítica das Férias.
As Férias são por definição – incluindo para os Vendedores – uma altura de descanso. Descanso que pode ser mais ou menos físico, mais ou menos intelectual, mas sem dúvida devem ser de descanso mental e emocional. Contudo, vivemos tempos diferentes e o período de férias – especialmente de vendedores e comerciais – não é exceção!
Muitos optaram este ano por ficar em casa, outros fazer férias “cá dentro” e outros ainda arriscam e entram num avião para bem longe, com o sentimento de “seja o que Deus quiser, mas eu tenho de sair daqui…”!
Seja qual for o teu caso, é muito importante que Vás Realmente de Férias no sentido de te distanciar do que te ocupa e preocupa no resto do ano!
O velho dilema dos Vendedores “desligo ou não o telefone” é consequência da profissão e do apoio que se quer constante aos clientes e assuntos.
Conheço muitos vendedores que desligam (e quando digo desligam é mesmo “desligam”, incluindo não vão ao email e não acedem a redes sociais), assim como conheço tantos outros que não o fazem.
Normalmente consigo identificar ambos os grupo na hora da descrição e resumo.
Os que Vão Realmente de Férias tendem a descrever com sentimentos e sensações. À pergunta como correu, respondem:
“Foi muito bom, descansei, fartei-me de apanhar sol, conheci isto e aquilo que não conhecia, foi mesmo relax total…!”
Já o grupo que Não Desliga, tende a responder à mesma pergunta com locais e evidências: “Sim, foi bom. Fomos para tal sítio, aquilo é muito bonito, tudo muito verde, e pronto já se acabaram…”.
Regressam de férias (que na verdade não foram) com um sentimento de frustração disfarçada e um sorriso fraquinho.
Por isso, a sugestão é que indo para fora ou ficando em casa, que tires Realmente Férias das preocupações, dos horários, fica “sem rede” para aquela gente que só te liga com problemas. Come quando te apetece. Dorme quando te apetece. Se for o caso, tira o relógio do pulso.
Encontro cada vez mais comerciais reféns do (que que mais recentemente ouvi chamar de) “síndrome do Prisioneiro da Ação”.
Gente que (mesmo que “vá” e não importa a distância) não consegue viver o “dolce far niente” sem o sentimento de culpa a morder ao ouvido, com o que deviam estar a fazer, a responder, a tratar, a resolver, etc. Normalmente, é o mesmo tipo de pessoas que – fora das férias – se senta exausta no sofá com o mesmo padrão de pensamento… devia ir arrumar/estender/apanhar a roupa, ainda não descongelei nada para amanhã, aquilo está fora do sítio, e por aí fora… sentem culpa pelo simples facto de não estarem constantemente a fazer e corresponder.
Se é o teu caso, fica a saber que tem solução e que sim Podes Realmente Ir de Férias, quanto mais não seja, porque outros comerciais e vendedores também vão e “ninguém morre”.
É só uma questão de aprender como fazem e copiar.
Digo eu, que com estratégia e preparação tudo se consegue!
Quero saber mais sobre Estratégia e Preparação
Boas férias e Descansa! Pela tua Saúde!!